Dúvidas frequentes
Como fazer o cartão da VAMU?
Assim que o formulário estiver disponível no site da VAMU, o estudante deverá imprimi-lo diretamente do VAMU Escolar e levá-lo à Secretaria da ETA para coletar a assinatura e o carimbo do técnico responsável. Em seguida, o aluno deverá dirigir-se ao posto localizado próximo à Escola Técnica de Artes, levando o original e a cópia do comprovante de residência, RG, CPF e o formulário devidamente assinado pela Escola e pelo aluno.
Acessei o site da VAMU e meu formulário ainda não está disponível. O que devo fazer?
Caso o seu formulário ainda não esteja disponível para impressão, o aluno deverá enviar e-mail para secretaria@eta.ufal.br informando o ocorrido. Informe seu nome completo e nome do curso em que está matriculado na ETA.
Qual o valor que devo pagar para cadastrar a carteira da VAMU?
Atualmente, o valor cobrado pela VAMU é de R$18,00.
Qual o valor que devo pagar para recadastrar a carteira da VAMU?
Atualmente, o valor cobrado pela VAMU é de R$9,00.
Como faço para trancar uma disciplina do curso Técnico?
Para solicitar o trancamento de uma disciplina ou do curso, o estudante deve enviar um e-mail para a coordenação do curso. O coordenador ou o colegiado analisará a solicitação e, somente após a deliberação, encaminhará o pedido à Secretaria para que seja executado no sistema.
Como solicito dispensa de disciplina ou reaproveitamento?
Para solicitar a dispensa de disciplina ou o reaproveitamento de matérias cursadas em outro curso ou instituição, o aluno deve enviar um e-mail para a coordenação do curso, apresentando o texto da solicitação e a documentação que fundamenta o pedido — geralmente o histórico escolar e as ementas das disciplinas cursadas — para que o colegiado possa avaliar se são equivalentes às ofertadas pela instituição.
Não consigo acessar o sigaa. O que devo fazer?
Para acessar o perfil discente no SIGAA é necessário ter login e senha ativa na instituição, caso não se lembre ou não saiba sua senha, solicite uma mudança de senha através do endereço: http://perfil.ufal.br/, informe seu CPF e siga as instruções que receberá em seu e-mail.
Após a recuperação da senha, acesse endereço: http://sigaa.sig.ufal.br/sigaa e escolha a opção 'cadastre-se', preencha seus dados no formulário seguindo as instruções e clique em 'cadastrar'. Nesta tela, o discente deverá informar os seguintes parâmetros:
● Matrícula: Forneça o número de matrícula do discente que terá o usuário do sistema
cadastrado;
● Nível: Selecione o nível acadêmico do discente entre as opções disponibilizadas na lista
relacionada a este campo;
● A pessoa é estrangeira e não possui CPF: Selecione este item, caso o discente seja
estrangeiro e não possua o Cadastro de Pessoa Física (CPF);
● CPF: Informe o número do CPF;
● Nome: Forneça o nome completo do discente;
● RG: Será necessário fornecer o número do RG;
● Data de Nascimento: Informe a data de nascimento do discente ou selecione-a no calendário
virtual, clicando no ícone;
● E-Mail: Informe o e-mail do discente;
● Ano/Semestre Inicial: Será preciso indicar o ano e o semestre em que o aluno iniciará suas
atividades na Instituição;
● Login: Informe o seu CPF;
● Senha: Informe a mesma senha do Perfil;
● Confirmar Senha: Confirme a senha de acesso designada anteriormente.
Acessei o SIGAA e percebi que algumas informações estão erradas. Como devo resolver isto?
Sobre problemas de notas no SIGAA ou disciplinas específicas, devem ser tratados junto à coordenação do curso. Sobre problemas de acesso, problemas no histórico, inconsistências técnicas do sistema, os alunos devem enviar e-mail para thiago.nascimento@eta.ufal.br.
Concluí um curso técnico da ETA/UFAL, como faço para solicitar o diploma?
A emissão do diploma é realizada pelo DRCA (Departamento de Registro e Controle Acadêmico). Para solicitá-la, o aluno deve requerer a expedição do diploma por meio do formulário específico, disponível no seguinte link:
https://ufal.br/estudante/graduacao/colacao-de-grau/cursos-tecnicos-solicitacao-de-conclusao-e-expedicao-de-diploma-dos/conclusao-e-expedicao-de-diplomas-dos-cursos-tecnicos
Antes de solicitar a emissão do diploma, o aluno deve pedir à Biblioteca Central a declaração de “nada consta”, mesmo que nunca tenha utilizado os serviços de empréstimo de livros.
Ressaltamos que a ETA não emite “nada consta”, não emite diplomas e não realiza o agendamento de colação de grau — esses procedimentos são tratados diretamente pelo DRCA e pelos setores responsáveis.
Estou devendo as horas flexíveis/complementares. Como faço para inseri-las no meu histórico?
O aluno deverá enviar os certificados ou comprovantes das horas flexíveis para o e-mail da secretaria da ETA (secretaria@eta.ufal.br), solicitando que elas sejam registradas no seu histórico escolar.
Quero ingressar em um curso técnico da Escola Técnica de Artes da UFAL. Como devo fazer?
Os cursos técnicos da ETA exigem Ensino Médio completo, pois são do tipo subsequente. As inscrições são anuais e realizadas somente online, por meio do site da COPEVE. É necessário aguardar a publicação do edital de seleção. Quando o edital é divulgado, a ETA sempre costuma anunciá-lo no Instagram da escola. Leia o edital completo: nele você encontrará detalhes sobre os cursos ofertados, número de vagas, critérios de seleção, etapas de prova e documentos exigidos.
Quais cursos a Escola Técnica de Artes oferece?
Os cursos técnicos são Canto, Instrumento Musical (Piano, Violoncelo, Violino/Viola, Saxofone/Clarineta, Percussão), Dança, Produção de Moda e Arte Dramática.
Preciso pagar algo pelo curso?
Os cursos da ETA/UFAL são gratuitos, assim como os de outras instituições federais de ensino técnico.
Quais são os horários dos cursos da ETA/UFAL?